O século XVIII foi um dos períodos mais importantes para a história da música portuguesa, ao longo do qual se registou um forte investimento por parte do poder régio a nível produtivo e interpretativo, mediante políticas viradas para o acolhimento de músicos estrangeiros, importação de repertórios e formação tanto de intérpretes como de compositores. Nesse contexto podemos enquadrar Lisboa de séc. XVIII como uma das capitais mais atrativas pela circulação de artistas, arquitetos, cenógrafos e músicos entre os mais importantes das cortes europeias. Estamos perante uma visão da Europa através do filtro daquele cosmopolitismo que sempre foi uma cifra de leitura, aguda e extravagante, fundamental na história sociopolítica e cultural de Portugal, que torna este País num dos locais mais identificativos do termo contemporâneo “pátria cultural europeia”. Com este projeto Divino Sospiro e o seu Centro de Estudos propõem dar enfase na produção e circulação da Serenata, possivelmente o género musical mais frequente em Portugal de 1700, em conjunto com a Oratória.
Divino Sospiro and its Center for 18th Century Musical Studies propose to put emphasis on the production and circulation of the Serenata. The Serenata, together with the Oratorio, possibly represents Portugal's main national musical genre of 1700s. For this reason, Portugal had a key role in the production and circulation of music in Europe in that period. We just stand upon a vision of Europe through the spectrum of a cosmopolitism, which has always been fundamental in the social, political and cultural history of Portugal. This interpretation identifies this country with the idea of today's so-called European cultural community.