(…) Em 1779, João de Sousa Carvalho compôs uma Serenata, Perseu, para comemorar, em Queluz, o dia do seu aniversário. Foi esta serenata que teve agora a sua estreia moderna no mesmo local, a partir de uma edição especialmente preparada para o efeito por Iskrena Yordanova.
(…) A interpretação do Divino Sospiro, sob a direcção certeira de Vanni Moretto, foi plena de vitalidade e de clareza (…) A escolha dos solistas foi extremamente feliz: Alena Dantcheva (Perseu) é um espanto, na densidade da presença vocal como na precisão e facilidade técnicas; Bárbara Barradas (Andrómeda) fez um papel esplendoroso, para mais num registo mais grave do que lhe é confortável. O dueto que envolveu ambas, Ah quel pianto, foi de um entendimento musical inigualável. Excelentes prestações tiveram também André Lacerda (Fineu), com destaque para a ária D'un alma gelosa, e Lucia Martín-Cartón (Cassiopeia), que juntou a ligeireza da coloratura à intenção dramática. Mesmo o papel mais modesto de Francesca Boncompagni (Mercúrio) foi desempenhado com inteira competência. O público soube reconhecer, aplaudindo de pé, a enorme qualidade quer da música, quer da sua prestação interpretativa. Mas o património musical é sempre o último a ser considerado nas prioridades de investimento e divulgação das nossas fracas instituições culturais. Para quando a desejável encenação e gravação desta Serenata?
in Jornal Público/ipsilon, Manuel Pedro Ferreira - 2 de Novembro 2018
Starting from the beginning of the disc we note at once that Divino Sospiro is an excellent ensemble, twenty players, young most of them according to the photo in the booklet. They look enthusiastic and the playing is springy and fresh in the orchestral introduction to the first aria – something that is confirmed in the overture from Demetrio
in MusicWeb International - November 2018
"(...) BCC (Belém's Cultural Centre)'s megaproduction is the modern wordlwide debut of this opera that dissapeared with the 1775 earthquake. "Antígono" was still playing when the biggest earthquake felt until today in Portugal destroyed Lisbon. The show will be recorded by Antena 2, so that it won't be missed again. Massimo Mazzeo reveals that he has been working on this project for two and a half years and the challenge was set by Nicholas Mcnair. The reviewer proposed the BCC this trip to the past (...) Rebourn from the ashes, an opera that hasn't been played for over 255 years and will now be welcomed by the XXI century's baroque: the digital. With costumes of José António Tenente, the staging by Carlos Pimenta will also make the difference" |
"The production with a worldwide debut of the "Antígono" of A. Mazzoni in the BBC was an artistic success at all levels. (...) Beyond the credits that the play deserved and the compliments earned by the interpreters and staff, this opera may also be considered as a case study in the domestic scope, in a way that exemplifies the portuguese proverb "with little you can do much". (...) Later, on the artistic level, there has been some time since we could see an opera with a cast, on the one hand, so above average and, on the other hand, showing that a direction was given in the way each caracter sang. I mean, there was clearly an artistic direction in the show. And this is the way to success... Suming up, the orchestra Divino Sospiro (enlarged formation) had, according to us, the performance of a lifetime. We feel proud to know that in Portugal (and being known from the outside that they are portuguese) there is an orchestra that delas with antique music in the same way the Remix Resemble treats contemporary music. In the leadign role, Enrico Onofri was emphatic and flawless in his gestures. Committed and tireless in his expression, revealing, among many other things, anormous physical resistance. (...) For all this, "Antígono" deserves its second life" |
"(...) the highlight was the orchestra Divino Sospiro, their sound was extremely brilliant, it was fantastic!" "In May this year, I was left with the impression that there are in fact good things happening nowadays in the domains of Antique Music in Portugal. This besides the difficulties that appear when we try to bring something to life that has nothing to do with the mediocrity installed and the easy solutions of some "pre-made goods"». When things are made out of love, hard-work and sweat, sooner or later, good things will eventually happen. That is the orchestra [Divino Sospiro]" "Produção em estreia mundial moderna do Antígono de A.Mazzoni no CCB foi um sucesso artístico exemplar a todos os níveis. (...) Para lá dos méritos que revelou a obra possuir e dos encómios que merecem intérpretes e equipa técnica e artística envolvida, pode [a opéra] bem constituir-se como um case study no âmbito doméstico, de tal modo exemplifica a máxima "com pouco fazer muito". (...) Depois, ao nível artístico, há quanto tempo não se assistia a uma ópera por estas bandas com um elenco, por um lado, tão nivelado por cima e, por outro, denotando "dedo" na adequação das vozes a cada personagem. Isto é, houve ali uma verdadeira direcção artística. E isso é meio caminho andado para o sucesso... No fosso, a orquestra Divino Sospiro (formação alargada) teve a nosso ver uma das actuações da sua vida. Dá orgulho saber em Portugal (e, lá fora, sabê-los de Portugal...) uma orquestra que trata a música antiga ao nível com que o Remix Ensemble trata a contemporânea. Na direcção, Enrico Onofri foi enfático e infalível no gesto. E empenhado e incansável na expressão, revelando, além do mais, enorme resistência física. (...) Por tudo isto, Antígono merece a sua segunda vida" |
"That was not the point of the orchestra Divino Sospiro, that worked on demanding but also well-known plays by Telemann, Vivaldi, J.S.Bach and Haendel. Under the leading role of the italian musician Enrico Onofri which presented himsellf as the solo violinist at the highest level of interoretation and technic. Onofri explored, with great liveliness, imagination and with total support of his fellow musicians, dinamics that contrasted strongly and explosive articulations leaving nothing left to enhance. As soloist in the "Grosso Mogul" concert, by Vivaldi, he was very virtuous and inspiring; the rare imperfections were compensated by an extraordinary "cadenza" final. Pedro Castro was in the same level of excellence as a solist in the Oboe "d'amore" concert, by Bach. All the members of Divino Sospiro showed they were up to the challenge: to sound like the best. Like their audience, truly excited, we were left hoping for more" "(...) A megaprodução do CCB é a estreia moderna mundial desta ópera que desapareceu com o terramoto de 1775. "Antígono" estava em cena quando o maior sismo sentido até hoje em terrras lusas destruiu Lisboa. O espectáculo será gravado pela Antena 2, para que não se perca novamente. Massimo Mazzeo revela que está a trabalhar neste projecto há dois anos e meio e o desafio foi feito por Nicholas Mcnair. O crítico propôs ao CCB esta viagem ao passado. (...) Renascida das cinzas, uma ópera que não é tocada há 255 anos vai ser acolhida pelo barroco do século XXI: o digital. Com figurinos de José António Tenente, a encenação de Carlos Pimenta também vai fazer a diferença" |
"(...) the highlight was the orchestra Divino Sospiro, their sound was extremely brilliant, it was fantastic!" "Em Maio deste ano, fiquei com a impressão de que há de facto coisas boas a acontecerem no domínio da Música Antiga em Portugal. |
"(...) Não era esse o objectivo da Orquestra Divino Sospiro, que se abalançou a exigentes, mas conhecidas, partituras de Telemann, Vivaldi, J. S. Bach e Haendel. Sob a direcção do italiano Enrico Onofri, que também se apresentou como solista em violino, mostrou-se ao mais alto nível técnico e interpretativo. Onofri explorou, com grande vivacidade e imaginação, e com total adesão dos músicos, dinâmicas fortemente contrastadas e articulações explosivas, sem deixar nenhuma frase por esculpir. Como solista no Concerto "Grosso Mogul", de Vivaldi, mostrou-se virtuosístico e inspirado; as raras imperfeições foram redimidas por uma impressionante "cadenza" final. Excelente esteve também Pedro Castro, como solista no Concerto para oboé "d'amore", de Bach. Todos os membros do Divino Sospiro se mostraram à altura do desafio: soar como os melhores. Tal como o público, verdadeiramente entusiasmado, ficámos a suspirar por mais" |
21-04-2012 05-01-2012 22-01-2011 |
17-04-2012 04-01-2012 03-01-2012 19-12-2011 |