MUSICAL AND THEATRICAL MIGRATIONS: Performance Practice in 17th and 18th-century Europe 08 Julho - 10 Julho 2022 | July 8th - July 10th, 2022 Palácio Nacional de Queluz | Queluz National Palace Programa | Programme The 10th international conference at the Queluz National Palace is organized by DS-CEMSP in partnership with CMBV, in the context of the Saison France-Portugal – Temporada Portugal-França promoted by the Institut Français and the Portuguese Prime Minister. The circulation and the international exchange of composers, librettists, singers, musicians, theatrical architects, costume designers in 17th and 18th -century Europe modified the taste, creating new artistic expressions. Over the last decades this phenomenon has raised the attention of some important studies in the musicological field which brought new perspectives to understand the influences exerted by these transnational movements. Considering the similarities of both institutions, which share the combination of research in music and theatre and performance studies and practice, the organizers intend to propose a conference aimed to contribute to improve the dialogue about the musical and theatrical migrations of the 17th and 18th centuries in Europe, with a focus on specific matters concerning the performance practice and its development. Investigations will also have to place emphasis on existing cultural ties between France and Portugal within the proposed temporal frame, either directly, or indirectly through the influences of third countries such as the Italian states, Austria, or other Mediterranean countries. Another primary aim of the conference is to concentrate the attention on the phenomenon of the contemporary circulation of the baroque repertoire. TOPICS:
Official languages of the conference are Portuguese, French, English, Italian and Spanish Abstracts in Word format (.doc), should not exceed 300 words. Please enclose in the same file a brief curriculum vitae of 150 words max., providing your name and surname, postal address, e-mail and telephone number, as well as your institutional affiliation. Please indicate to which topic your proposal belongs. Deadline for sending abstracts is March 1st, 2022 E-mail: [email protected] The scientific board will examine all the abstracts by March 10th, 2022 and contributors will be informed immediately thereafter.
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O Diretor do Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal tem o prazer de convidar V. Ex.ª para a Apresentação do livro Cadernos de Queluz vol. I: SERENATA AND FESTA TEATRALE IN 18TH CENTURY EUROPE (edição de Iskrena Yordanova e Paologiovanni Maione, Hollitzer Verlag, Vienna) que se vai realizar no dia 30 de Junho, Sábado, às 19:00 horas no Palácio Nacional de Queluz. A apresentação será a cargo de António Mega Ferreira. Os Serões Musicais regressam ao Palácio Nacional da Pena, de 2 a 30 de Março. Os cinco programas propostos traduzem-se em oito concertos, ao longo de cinco fins de semana. O Salão Nobre do Palácio será o cenário para se revisitar as vivências musicais oitocentistas, trazendo à memória os serões promovidos por D. Fernando II, o “rei-artista”, e sua segunda mulher, a Condessa d’Edla. Naquela que será a sua quarta edição, dedicada ao repertório do período romântico, somos levados a paragens diferentes: Brasil, França e Espanha, mas sempre com Portugal no núcleo. O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, a qual inclui ainda, em julho, os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, e, em outubro e novembro, o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”. Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online e em www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, Turismo de Lisboa e rede PAGAQUI. SERÕES MUSICAIS NO PALÁCIO DA PENA – Programa completo [PDF] Trios Românticos – Homenagem a Vianna da Motta (1868-1948) Sexta-feira e sábado, 2 e 3 de março, 21h00, Salão Nobre Trio Pangea: Léo Belthoise (violino), Teresa Valente Pereira (violoncelo), Bruno Belthoise (piano) Bilhetes online Cruzando o Atlântico: a música entre Portugal e o Brasil, da chegada da corte aos alvores do modernismo Sexta-feira e sábado, 9 e 10 de março, 21h00, Salão Nobre Mariana Castello-Branco (soprano), Dora Rodrigues (soprano), Diogo Oliveira (barítono), João Paulo Santos (piano) Bilhetes online Da ‘Mélodie’ à ‘Comédie’ – Vencedor Prémio Jovens Músicos 2017 [ESGOTADO] Sábado, 17 de março, 21h00, Salão Nobre Cecília Rodrigues (soprano – vencedora do PJM 2017 na categoria de Canto), João Paulo Santos (piano) Bilhetes online De Espanha, nem bom vento…: o mundo musical ibérico entre o romantismo e a Belle Époque Sexta-feira e sábado, 23 e 24 [ESGOTADO] de março, 21h00, Salão Nobre Sónia Alcobaça (soprano), Mário João Alves (tenor), João Paulo Santos (piano) Bilhetes online A longa sombra do ‘Tristão’ [ESGOTADO] Sexta-feira, 30 de março, 21h00, Salão Nobre Karen Cargill (mezzosoprano), Simon Lepper (piano) Bilhetes online Preço de bilhete por concerto: 10 euros. Os Concertos O primeiro serão musical assume-se como uma homenagem a José Vianna da Motta (1868-1948), grande pianista e compositor que na sua meninice subia ao Palácio para tocar para D. Fernando II. Foi graças a uma bolsa real que Vianna da Motta pôde ir para a Alemanha estudar, nomeadamente com Liszt, e iniciar uma brilhante carreira internacional de pianista. No seu programa, a 2 e 3 de março, o Trio Pangea inclui o Trio em si menor do compositor português e duas obras de Robert Schumann (1810-1856), compositor alemão que muito influenciou Vianna da Motta, no concerto Trios Românticos – Homenagem a Vianna da Motta. Nos dias 9 e 10 de março, ocorre o primeiro de três programas concebidos por João Paulo Santos, com colaboração, em dois casos, da musicóloga Luísa Cymbron. O primeiro tem por título Cruzando o Atlântico: a música entre Portugal e o Brasil, da chegada da corte aos alvores do modernismo e lança um olhar sobre as muito próximas relações culturais mantidas por Portugal e Brasil ao longo de todo o século XIX. Para empreender esta viagem, estarão em palco as sopranos Mariana Castello-Branco e Dora Rodrigues, e o barítono Diogo Oliveira, todos eles presenças habituais no palco do São Carlos ou da Fundação Gulbenkian. O acompanhamento ao piano será assegurado por João Paulo Santos. No fim de semana seguinte, a 17 de março, viajamos para Paris. O 2.º programa proposto por João Paulo Santos intitula-se Da ‘Mélodie’ à ‘Comédie’ e propõe-nos uma panorâmica de dois géneros intrinsecamente franceses: a canção de câmara, género por excelência do salão aristocrata; e o teatro de ‘boulevard’, género popular. A interpretá-lo estará a jovem soprano Cecília Rodrigues, galardoada em setembro último com o Prémio Jovens Músicos da RTP, que será acompanhada de João Paulo Santos. O terceiro e último programa idealizado por João Paulo Santos contou de novo com o apoio de Luísa Cymbron e realiza-se nos dias 23 e 24 de março. Pretende o mesmo redescobrir o intenso intercâmbio cultural que existiu entre Portugal e Espanha, grosso modo entre 1850 e o primeiro terço do século XX. Sob o título ‘De Espanha, nem bom vento…’: o mundo musical ibérico entre o romantismo e a Belle Époque, evoca-se os compositores e instrumentistas espanhóis que se apresentavam em Portugal, assim como os muitos músicos portugueses que atuavam em Madrid, Sevilha e noutras cidades e paragens de Espanha. E não se esquece, claro está, a zarzuela! Os intérpretes serão dois conhecidos cantores líricos portugueses: a soprano Sónia Alcobaça e o tenor Mário João Alves. Como habitual, João Paulo Santos fará o acompanhamento ao piano. Os Serões Musicais encerram em grande, com a visita da meio-soprano Karen Cargill. A cantora escocesa venceu, em 2002, o prestigiado Prémio Kathleen Ferrier e construiu em apenas dez anos uma muito sólida carreira internacional. O seu recital em Sintra, a 30 de março, ocorre quase exatamente três anos depois da sua estreia enquanto recitalista nos EUA, ocorrida no histórico Carnegie Hall de Nova Iorque. Em A longa sombra do ‘Tristão’ estabelecem-se aproximações entre Richard Wagner e quatro autores franceses de ‘mélodies’, o todo sugerindo um típico serão de canto num distinto salão parisiense da ‘Belle Époque’. Com Karen Cargill está o seu habitual pianista-acompanhador Simon Lepper. Após o início do espetáculo, apenas no intervalo será permitida a entrada na sala. Poderá haver concertos sem intervalo. Falta de comparência ou atraso não dão direito a reembolso do valor do bilhete. “Serões Musicais no Palácio da Pena” conta com a Antena 2 como ‘media partner’. Mais informações: Email: [email protected] Facebook: www.facebook.com/parquesdesintra Telefone: +351 21 923 73 00 care. COLÓQUIO INTERNACIONAL “PADRON MIO COLENDISSIMO…”: CARTAS SOBRE A MÚSICA E O ESPECTÁCULO NO SÉCULO XVIII Palácio Nacional de Queluz (29 Junho - 1 Julho de 2018) Organização: Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) Comissão Científica: Maria Ida Biggi, Francesco Cotticelli, Cristina Fernandes, Paologiovanni Maione, Giuseppina Raggi, Iskrena Yordanova Oradores convidados: Alberto Beniscelli e Raffaele Mellace (Università degli studi Genova, Itália) O DS-CEMSP organiza entre os dias 29 de Junho e 1 de Julho de 2018, no Palácio Nacional de Queluz, o Colóquio Internacional “Padron mio colendissimo…”: Cartas sobre a música e o espectáculo no século XVIII, com o qual se pretende promover o diálogo multidisciplinar em torno do importante papel dos epistolários na reconstrução dos contextos teatrais e musicais da época moderna. As fontes arquivísticas, a correspondência privada e os documentos oficiais, não são apenas ricos em informações, mas podem fornecer também elementos para novas perspectivas de investigação e distintas abordagens metodológicas, bem como para a interpretação da música e do teatro e a sua revitalização contemporânea. Os epistolários de vária natureza apresentam testemunhos para a reconstrução de carreiras artísticas, musicais e literárias, espaços teatrais, circulação de repertórios e profissionais do espectáculo, problemas relativos às práticas de execução historicamente informada, assim como questões sociais, políticas e empresariais. Convidam-se os estudiosos a apresentar propostas individuais de comunicações com a duração máxima de 20 minutos. Serão também admitidos painéis temáticos, constituídos por 3 ou 4 comunicações, cuja duração total não deverá exceder 1h30. Línguas oficiais: Português, Inglês, Italiano e Espanhol. Os abstracts, em formato Word (.doc), deverão ter a extensão máxima de 300 palavras e ser acompanhados, no mesmo documento, por um breve curriculum de 150 palavras. A proposta deve incluir o nome, apelido, endereço postal, e-mail e telefone do candidato/a, bem como a afiliação institucional. Os abstracts deverão ser submetidos até 30 de Março de 2018. E-mail: cemsp[at]sapo.pt A comissão científica examinará as propostas até 15 de Abril de 2018 e comunicará os resultados de seguida. ENGLISH INTERNATIONAL CONFERENCE “PADRON MIO COLENDISSIMO...”: LETTERS ABOUT MUSIC AND STAGE IN THE 18TH CENTURY Queluz National Palace, Portugal (June 29 - July 1, 2018) Organizer: Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) Scientific Board: Maria Ida Biggi,Francesco Cotticelli, Cristina Fernandes, Paologiovanni Maione, Giuseppina Raggi, Iskrena Yordanova Keynote-speakers: Alberto Beniscelli and Raffaele Mellace (Università degli studi Genova, Italy) DS-CEMSP is organizing from June29th through July 1 2018 an International Conference at the National Palace of Queluz (Portugal), dedicated to correspondence about music and stage during the 18th century. The conference aimsto further a multidisciplinary dialogue about the important role which epistolary exchanges play in the reconstruction of theatrical contexts all over Europe in the early modern age. Archival sources, private letters, official documents are not only rich in precious data and information, but can also provide elementsfor new research perspectives, both related to their methodological implications and to the interpretation of music and theatre and its current revival. Correspondence often bears witness to the reconstruction of performers’ careers and theatrical venues, to the transfers of professionals and repertoires, to the questions about historical performance practices, as well as social themes and production issues. Scholars and researchers from various scientific areas are invited to submit their individual proposals with the maximum length of 20 minutes per paper. Session proposals will be also accepted: a maximum of three or four papers will be taken into consideration, and the session should not exceed1h30. Official languages of the conference are Portuguese, Italian, English and Spanish. Abstracts in Word format (.doc), should not exceed 300 words. Please enclose in the same file brief curriculum vitae of 150 words max., providing your name and surname, postal address, e- mail and telephone number, as well as you institutional affiliation. Deadline for sending the abstracts is March 30, 2018. E-mail: cemsp[at]sapo.pt The scientific board will examine all abstracts by April 15, and contributors will be informed immediately. t.hereafter. |